Aconteceu em woodstock
“Aconteceu em Woodstock” de Ang Lee
Bárbara Hoffman – AE 3
Com a crise de legitimidade do fordismo, surgem na história os movimentos de contracultura que ocasionaram diversas mudanças na esfera do trabalho e do consumo. Dentre aqueles, pode-se destacar o movimento hippie, que consistia em uma ideologia de críticas ao consumismo, à rotina, à mecanização, à alienação, defendendo a ideia de paz mundial, amor, hedonismo, respeito à natureza, individualidade e auto-expressão.
O filme retrata um evento que marcou a cultura hippie: o maior festival de rock da história, que reuniu astros brilhantes como Janis Joplin e Jimi Hendrix. O objetivo da narração é mostrar os acontecimentos e problemáticas envolvidos na vida das pessoas durante o período do festival, desde os momentos de preparação até a realização deste evento que proporcionaria três dias de paz e música. O longa conta a história de Elliot, jovem que vive com seus pais, donos de um motel na cidadezinha de White Lake, e que têm problemas financeiros. Ao saber que os organizadores do festival estavam sem lugar para promover o evento, Elliot entrou em contato com a organização para trazer o festival à sua cidade, e assim, poder ganhar dinheiro suficiente para resolver a condição financeira precária de sua família.
Ao longo do filme, são abordados alguns aspectos socioculturais que entraram em discussão na década de 60. Primeiramente é explorada a ideia de preconceito aos hippies: o festival iria acontecer numa cidade, que acabou banindo que o evento ocorresse, com receio de que a cidade não suportasse a quantidade de hippies que viriam e o que eles iriam causar por lá. Outro aspecto abordado é aversão a guerras nucleares pelos hippies. A chegada de um velho amigo de Elliot, que acaba de voltar da guerra do Vietnã abalado, e os comportamentos que este apresenta ao longo do filme mostram o trauma que a guerra desencadeou no jovem. A guerra do Vietnã causou indignação nos hippies, que