A influência da Woodstock no contexto histórico
O festival Woodstock, tema central do filme ‘’Aconteceu em Woodstock’’, é considerado o festival mais famoso do mundo. Símbolo da cultura hippie, o festival contou com a participação de inúmeros artistas que eram ícones do movimento na época.
‘’Aconteceu em Woodstock’’ apresenta de forma clara e espontânea os acontecimentos que rodearam, prévia, durante e após o evento. Apesar do sucesso do festival, o filme retrata todas as dificuldades e surpresas que ocorreram durante todo o processo de preparação do evento, que mudou de local, e de artistas que se apresentariam, além de muitos outros imprevistos relatados pela história e apresentados no filme, através de seu protagonista, Elliot Tiber.
No decorrer do filme, é possível analisar vários aspectos da cultura hippie, que estavam ali presentes em mais de quatrocentas mil pessoas, durante três dias no ano de mil novecentos e sessenta e nove. Os jovens da ‘’geração das flores’’ e representantes da ‘’paz e amor’’ viviam um momento de libertação, já que muitos haviam retornado da guerra do Vietnã, fato que também é apresentado no filme em certo momento. Eles lutavam por mudanças e defendiam um estilo de vida alternativo.
Assim como é mostrado no filme, o movimento também é caracterizado pela liberdade, drogas a todos, sexo desvinculado da esfera matrimonial, jovens rebeldes e nas indiferenças entre povos.
O festival Woodstock tem grande importância para caracterizar um importante momento cultural da história e por isso se dá a importância do filme ‘’Aconteceu em Woodstock’’, para haver um maior conhecimento do movimento hippie.
Referência:
ACONTECEU em Woodstock. Direção: Ang Lee, Gênero: Comédia/Drama. Estados Unidos: Focus Feature, 2009. https://www.youtube.com/watch?v=bZ1wkf1w7pc