COMO TER COMUNHÃO COM UM DEUS SANTO
COMO TER COMUNHÃO COM UM DEUS SANTO
Quando estudamos o livro de Gênesis vimos que Deus nos fez seres morais e espirituais a fim de podermos manter comunhão com Ele. Sendo um ser moral Deus deseja ter comunhão com seres morais. Ele é o Deus da comunicação. Ele se nos revela a fim de compreendermos a Sua pessoa e caráter e, assim, podermos ter livre comunhão com Ele. A noção de uma livre comunhão tem a ver com a disposição da vontade humana em querer adorar e ter comunhão com Deus.
No livro de Levítico encontramos o detalhamento do Código de Santidade (Caps.17-26). Ao estabelecer esse Código Deus demonstrou, com detalhes, as implicações de Sua santidade para o sistema de culto e adoração que o povo do pacto deveria adotar como prática normativa. Seguir as instruções do Código era imprescindível para a comunhão com Ele. Ao mesmo tempo, o sistema sacrificial estabelecido por Deus, era uma forma de o povo de Israel se estruturar como povo. Os preceitos morais nele contidos davam sustentação à forma de relacionamento que o povo deveria manter com Deus e uns com os outros.
TÍTULO DO LIVRO
Levítico, derivado do grego da Septuaginta, leuitikon, significa "concernente ou pertencente aos Levitas". Os Levitas eram os membros da família de Aarão que foram designados como responsáveis para auxiliar os sacerdotes no serviço do tabernáculo (Números 3.1-13). O livro contém as instruções divinas para os sacerdotes concernentes aos vários sacrifícios, às festas religiosas, e às leis da separação (o que era puro e o que era impuro). O título quer dizer que este livro é útil aos Levitas no exercício do seu ministério como líderes do cerimonial de adoração e como instrutores morais do povo de Israel.
PROPÓSITO E TEMA
Livro de Levítico não pode ser compreendido à parte do propósito de Deus para o Seu povo da aliança. (Êxodo 4-12), (4.23; 7.16; 8.1; 9.1; 10.3; 12.31), (Êxodo 3.12).
O Livro de Levítico não pode ser compreendido à parte do desejo de Deus