Aconselhamento psicológico
Estudo dirigido Psicoterapia Breve Focal
1. Qual a discussão sobre o encurtamento do tempo que a autora adotada remete?
Segundo Lemgruber (1984), a psicoterapia breve é uma técnica específica, ela deve ser realizada apenas por terapeutas treinados especialmente para tal. Possui características próprias, e que não significam simplesmente o encurtamento de um processo terapêutico. Segundo a autora, se assim o fosse, qualquer técnica terapêutica poderia ser chamada de psicoterapia breve, desde que reduzisse o número de sessões e/ou encurtasse a duração do tratamento.
2. Quais os componentes da tríade da PB? Explique-os.
Os componentes da tríade da PB são: a atividade que é onde o terapeuta na área da PB tem uma postura ativa e participativa com relação ao paciente; o planejamento terapêutico que acontece após a avaliação psicodinâmica e estrutura a ação do terapeuta; e o foco que é a aérea a ser tratada no atendimento terapêutico o qual deverá dispensar mais atenção e destacar outros aspectos da vida do paciente. E o ponto pelo qual vai direcionar todo o atendimento.
3. Quais as condições necessárias para o êxito de uma terapia breve-focal, segundo a autora estudada?
Para o êxito da terapia breve focal é necessária a formação de uma Aliança Terapêutica, esta não é exatamente uma relação de amizade; é necessário que o paciente e o terapeuta tenham ciência dos papeis de cada um dentro da relação terapêutica e da observação de seus objetivos onde o terapeuta será aquele que ajuda e o paciente será aquele que é ajudado, para que os dois alcancem os objetivos.
4. Por que a PB não pode ser empregada indiscriminadamente?
Pois existem demandas em que não é possível a utilização da psicoterapia