ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
CURSO DE PSICOLOGIA
O aconselhamento psicológico surgiu primeiramente na área educacional com o objetivo de orientar pais e alunos para um desempenho mais favorável à aprendizagem. Depois, surge também no campo profissional, com o intuito de fornecer aos clientes informações relativas ao mundo profissional e conselhos sobre a escolha da profissão com base na experiência do orientador. Após um tempo, ganha espaço na higiene mental para adultos e em centros de aconselhamento pré-matrimonial e matrimonial nos Estados Unidos. Também desenvolveu-se em instituições de assistência social, e por fim, o aconselhamento foi aplicado em empresas que buscavam o ajustamento sócio-emocional do empregado, fator importante que afeta diretamente a produtividade.
O termo aconselhamento evoluiu em significado e atuação. GARRET definia como “uma conversa profissional”. CARL ROGERS definiu como “uma série de contatos diretos com o indivíduo com o objetivo de lhe oferecer assistência na modificação de suas atitudes e comportamento”. MAC KINNEY diz que “trata-se de uma relação interpessoal na qual o conselheiro assiste o indivíduo na sua totalidade psíquica a se ajustar mais efetivamente a si próprio e ao seu ambiente”.
Nesses três conceitos é possível perceber a evolução no campo do aconselhamento e na sua aplicabilidade. É um campo profissional destinado a ajudar outra pessoa a sair de um situação desfavorável que afeta negativamente sua vida. O trabalho do conselheiro é encontrar soluções para as dificuldades apresentadas pelo cliente. É necessário, portanto, fazer uma distinção entre aconselhamento psicológico e psicoterapia, já que ambos confundem-se em suas finalidades.
O aconselhamento visa melhorar a vida do cliente, fornecendo alternativas viáveis para alcançar o bem-estar de maneira mais imediata, alívio de um sintoma específico ou resolução de uma crise. Ou seja, funciona bem em situações pontuais