ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO
PROFESSORA: ______________________
ALUNO: ____________________________
NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO
1. Apresente uma conceituação de crise de acordo com as definições apresentadas pelos autores apresentados, mas trazendo o seu entendimento sobre o assunto.
Conceito de crise formulado por Erikson (1959) designa períodos da evolução do individuo em que o comportamento é diferenciado. Sendo períodos de transição onde surgem nas etapas do desenvolvimento normal da personalidade em que uma fase é qualitativamente diferente da anterior, ocorrendo tensões cognitivas e afetivas. As crises do desenvolvimento apresentadas por Erikson que contrapõe a noção de crises acidentais, períodos de tensão análogos aos anteriores, precipitados por acontecimentos vitais envolvendo perda, ameaça de perda ou aumento de suprimento de bens afetivos, físicos ou materiais.
O conceito de crise é fundamental, na teoria psicossocial de Erikson, para a construção da personalidade ou identidade pessoal. Esta desenvolve-se em função da vivência de crises sucessivas. Conforme a crise for resolvida a pessoa situa-se-a mais ou menos adequadamente no contexto social, retirando ilações para o relacionamento consigo próprio, com os outros e com a vida. A resolução positiva leva o individuo a dominar mais efetivamente o ambiente que o rodeia, a funcionar de modo mais consistente e seguro e a ser capaz de se compreender melhor a si próprio e aos outros.
Caplan apresenta uma teoria da crise partindo do conceito de homeostase adaptativa, desequilíbrio e reequilíbrio. Sendo o equilíbrio perturbado por um problema, estimulando mecanismos solucionados, um dos quais resolve o problema de modo semelhante e em tempo semelhante a ocasiões prévias, havendo mínima tensão. Na crise, esse processo é semelhante sendo exagerado. Caplan afirma a identificação de um padrão de funcionamento como equilibrado ou critico é relativa, dependendo do