Obrigatoriedade da escrituração contabil
A contabilidade é um meio de informação usado desde os primórdios, onde os primitivos usavam a mesma para controlar suas ferramentas e rebanho, de acordo com a evolução do homem e o aumento de sua riqueza, surgiu à necessidade de maior controle do patrimônio adquirido por estes, com isso a evolução da contabilidade.
É inegável que a contabilidade brasileira vivencia um grande progresso, principalmente após a Lei n°11638/07. A partir de uma análise e observação de textos que envolveram a importância da escrituração contábil nos dias atuais, e, notando a evolução da economia a todo o momento, junto à necessidade das empresas de obterem subsídios para acompanhar essa evolução, pode se observar que se torna cada vez mais necessária à atualização periódica do profissional contábil.
A contabilidade pode ser usada como meio de longevidade das organizações devido à realização de registros sólidos e claros sobre os fatos contábeis da empresa, pois, manter a escrituração contábil traz inúmeras vantagens para a organização, dentre elas, o controle econômico e financeiro. Desta forma pode se notar a importância das demonstrações contábeis serem elaboradas por um profissional capacitado, que auxilie o gestor para que estas informações possam ser bem utilizadas pelas empresas.
Este trabalho tem o intuito de demonstrar e comparar, a escrituração contábil completa das empresas enquadradas no regime de tributação simples nacional, devido às divergências encontradas sobre a obrigatoriedade de se fazer ou não a escrituração contábil completa das mesmas, visto que essas podem optar pela escrituração contábil simplificada e existem muitos contadores que entendem que estas empresas estão desobrigadas da escrituração, sendo assim, os mesmos não a fazem.
A escrituração contábil é o registro dos fatos contábeis ocorridos na organização em determinado período, estes fatos deverão ser apresentados de acordo com a legislação e segundo os princípios e as normas