Aconselhamento psicologico
1-Na consulta psicológica, quais as principais características que diferenciam as psicoterapias mais antigas das mais recentes?
R- Nos métodos mais antigos ressaltam-se três tipos, o primeiro é o os métodos descritivos uso de fichas e cada ficha com a descrição da situação onde era seguida de uma nota do tipo: ‘’Pais avisados e aconselhados’’, nota-se bem que o tom de satisfação desses registros onde os psicólogos sentiam que tinha feito o seu dever. O segundo método chamado Exortação, que trabalhava com o emprego de promessas; trabalhava-se o individuo de uma forma geral até que assinasse uma promessa de deixar, por exemplo, de beber, roubar, ter boas notas e etc. O terceiro método foi o da sugestão no sentido de encorajamento e do apaziguamento, por exemplo ‘’ Assim é melhor’’, ‘’você está bem’’. Entendeu-se que essa sugestão é altamente repressiva. Já na psicoterapia mais recente o novo conceito tem a s suas raízes bastante diversas, onde seria difícil citar todas. Este novo método diverge do antigo por ter uma finalidade realmente diferente onde visa diretamente a uma maior independência e integração do individuo em vez de se esperar que esses resultados se consigam juntamente coma ajuda do psicólogo achar a solução do problema. Atualmente usam-se as intervenções diferentemente dos modos de persuasões utilizadas em propor como o individuo deveria fazer ou agir. A nova terapia acentua mais fortemente os elementos emotivos e os aspectos afetivos da situação do que os aspectos intelectuais e por fim acentua a situação imediata do que o passado do individuo.
2-Uma vez indicada à consulta psicológica, como identificar qual o tipo de tratamento indicado?
R- É necessário pensar cuidadosamente no tratamento a partir do momento em que o cliente chega, ou mesmo antes, se houver qualquer informação sob a forma de um relatório o psicólogo deve interrogar-se permanentemente sobre determinadas questões cruciais, procurando as respostas