ACONSELHAMENTO DE CASAIS E FAMÍLIAS
Rua Eufrásio de Oliveira, 38 – 59600-410 – Mossoró/RN
CURSO DE JUIZ DE PAZ
ACONSELHAMENTO DE CASAIS E FAMÍLIAS
O casamento foi instituído por Deus desde o início da história da humanidade. Ele foi destinado a satisfazer as necessidades física, emocional, social e espiritual do homem. Ainda hoje ele permanece como o âmago da sociedade humana; o coração da vida familiar. Inegavelmente, a força de qualquer família ou sociedade depende em muito da força e estabilidade do relacionamento matrimonial conjugal.
O alto número de casamentos que são desfeitos anualmente em todo o mundo tem chamado a atenção de estudiosos, religiosos e pesquisadores. A preconização do casamento como base da família e da sociedade tem se diluído com o tempo, e hoje já não se acredita ou se investe nessa instituição. Na verdade, pouco é exigido dos indivíduos que pretendem dar este importante passo. Pode-se afirmar, sem risco de exageros, que atualmente é mais fácil se habilitar para casar do que para dirigir. O mundo moderno parece não esperar mais nada do casamento.
Esta realidade é fato e até nem causa espanto, se considerarmos a sociedade movida pelo consumo, pelo dinheiro e pelo descartável em que vivemos. Hoje, raramente uma pessoa assume o compromisso do casamento com o ânimo maduro de lutar para que ele seja para toda a vida. As pessoas se casam (ou passam a viver juntas) com facilidade e, com a mesma facilidade, rompem os vínculos que as unem. Esta é a nossa sociedade atual: tudo pelo prazer e pela conveniência; se o casamento não me oferece a realização que espero me divorcio, sem ao menos lutar.
Estamos cada vez mais isolados, egoístas. Vivemos para nossas realizações. Uma mulher que abre mão de alguns projetos para cuidar do marido e dos filhos é taxada com chacota de “Amélia”. Um homem que deixa um pouco de lado o seu “eu” para agradar à esposa é chamado por muitos de “capacho”.