acompanhamento multiprofissional
O termo equipe multiprofissional refere-se a um grupo de especialistas que atua de forma independente em um mesmo local de trabalho. Especificamente na área da saúde, esses especialistas atuam de forma interdependente, buscando resultados por meio da somatória de conhecimentos específicos, experiências e estudos que focalizem a qualidade de vida dos pacientes (DINIZ et al., 2002).
O papel da equipe multiprofissional, como um todo, é buscar o mais alto bem-estar para o paciente, dentro de suas possibilidades, respeitando sua individualidade e opções, buscando assisti-lo como um todo, holisticamente, dentro do complexo biopsicossocial (SILVA et al.,2003).
O tratamento e o controle de doenças crônicas, como Diabetes Mellitus e a Doença Renal Crônica, exigem mudanças de comportamento em relação à dieta, ao uso de medicamentos e ao estilo de vida. Essas alterações podem comprometer a qualidade de vida, se não houver orientação adequada quanto ao tratamento ou ao reconhecimento da importância das complicações que decorrem dessas patologias (BATISTA et al., 2005; CANTOS et al., 2007; SPOSITO et al., 2007; SCHÜTZ et al., 2008).
As equipes multiprofissionais de saúde têm se disposto a estudar e a adicionar novas técnicas, pelas quais a ciência e a educação possam proporcionar recursos para um tratamento eficiente e diferenciado aos pacientes com doenças crônicas (GALVEZ et al.,2007).O acompanhamento multidisciplinar, ao propiciar a identificação dos problemas que vão muito além do aspecto médico do paciente, otimiza os cuidados de saúde no curso da doença renal crônica (BASTOS et al., 2004).
A educação em saúde, direcionada a pacientes, tem se mostrado fundamental para que haja o entendimento, por parte dos mesmos, das mudanças físicas e psicológicas provocadas pelas doenças. Ensinar a estes pacientes como lidar adequadamente com sua doença, torna-os mais aptos a desenvolver atitudes de auto-cuidado (GALVEZ et al.,