Acme alimentos
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. Ed. Compacta - São Paulo: Atlas, 2006. p. 91 1. Quais problemas e oportunidades principais a Acme está enfrentando? A Acme alimentos encontra-se em um cenário não muito obstante do real cotidiano das organizações atuais. Empresas que investem em produtos de altíssima qualidade cujo público alvo principal é a Classe A, por este motivo estão enfrentando significativas adversidades como maior distribuição de renda nas classes menos favorecidas, quadro econômico mundial mais competitivo e melhor acesso à tecnologia e desenvolvimento por parte das organizações concorrentes.
Estes três fatores são os causadores dos principais problemas. A Acme enfrente as grandes empresas com produtos de primeira linha. Empresas externas e até mais consolidadas oferecem fortes ameaças à sua competitividade. A Acme alimentos enfrenta fortes dificuldades para ser competitiva no mercado de baixa renda, por possuir altos custos de produção geradores da boa qualidade de seus produtos o que impossibilita competir com as chamadas marcas B, empresas de pequeno porte com baixos custos de produção. Finalmente, A Acme Alimentos sofre ameaça destas pequenas empresas que dominam o mercado das classes baixas e que adquirem tecnologia para desenvolver linhas de produtos com alta qualidade e capazes de competir no mercado da classe A.
Nesta situação de mercado disputado acirradamente pela concorrência das grandes empresas, ameaçado pelas pequenas empresas e dificuldade de expansão de mercado devido aos altos custos de produção, surgem novas oportunidades.
A primeira grande oportunidade da Acme é a de lançar novos produtos mais especializados ou mais inovadores que não dependam exclusivamente de tecnologia de ponta, mas de criatividade para fidelização dos clientes, a fim de manter-se consolidada no mercado das classes mais favorecidas e competições internacionais.
A segunda grande oportunidade é a de criação de