Acidos e bases
Grupo: 3
Lucas Freitas do Amaral
Patricia Guimarães de Souza
Curso: Farmácia - Análises Clínicas
Disciplina – Química Geral
Professora: Cristiane Crespo
Campos dos Goytacazes, 05 de Junho de 2013. * Objetivo Indicar se o meio é ácido ou base através de indicadores. * Introdução
Um indicador de pH, também chamado indicador ácido-base, é um composto químico que é adicionado em pequenas quantidades a uma solução, permitindo conhecer se a solução é ácida, básica ou neutra. Estes corantes são dotados de propriedades halo crômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio.
Os indicadores de pH, são frequentemente ácidos ou bases fracas. Quando adicionados a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH-. A ligação a estes íons provoca uma alteração da configuração eletrônica destes indicadores e, consequentemente, altera-lhes a cor.
Dada a subjetividade em determinar a mudança de cor, os indicadores de pH não são aconselháveis para determinações precisas do valor do pH. Um medidor de pH, denominado pH metro, é frequentemente usado em aplicações onde são necessárias um maior rigor na determinação do pH da solução.
Os indicadores de pH são frequentemente utilizados em titulações, na Química Analítica. Na Bioquímica pode ser utilizados com o objetivo de determinar a extensão de uma reação química.
* Materiais, Vidrarias e Equipamentos.
01 Estante para tubos de ensaio
06 Tubos de ensaio
Pedaços de tornassol vermelho
Pedaços de tornassol azul
Indicadores universal para determinar o pH. * Reagentes
Fenolftaleína (C20H14O4)
Azul de Bromotimol (C27H28Br2O5S)
Alaranjado de Metila (C14H14N3NaO3S)
Ácido Clorídrico (HCL) Hidróxido de sódio (NaOH)
Carboneto de sódio (Na2CO3)
Suco de Limão (C6H8O7)
Solução de sabão
Vinagre (C2H4O2)
* Procedimento Experimental
Colocou se em seis tubos de ensaio, aproximadamente 2mL da HCL