Acidos e Bases
Centro de Ciências
Departamento de Química Orgânica e Inorgânica
ÁCIDOS E BASES
PRÁTICA Nº6
Aluno: Abdyel S. de C. Medeiros
Matrícula: 367511
Curso: Farmácia – MT 2014.2
Data da prática: 13 de maio de 2015
FORTALEZA
2015
1. INTRODUÇÃO
Em uma versão moderna do modelo ácido-base de Arrhenius, um ácido é qualquer substância capaz de aumentar a concentração do íon hidrônio (H3O+), em solução aquosa. Por outro lado, uma base é uma substância que aumenta a concentração do íon hidróxido (OH-) em água. Por exemplo, o ácido clorídrico é uma substância ácida porque reagem com água de acordo com a reação:
HCl(aq) + H2O(l) H3O+(aq) + Cl-(aq)
O composto NaOH é uma base porque em água sofre dissociação:
NaOH(aq) Na+(aq) + OH-(aq)
Como as concentrações de H3O+ e OH- em soluções aquosas são frequentemente números muito pequenos e, portanto, inconvenientes de lidar, o químico Soren Sorensen propôs uma medida mais prática designada pH. O pH de uma solução é definido como o logaritmo negativo da concentração de íon hidrogênio: . Deste modo vemos que pH e [H+] estão relacionados inversamente, isto é, quanto maior a concentração de [H+] menor o pH e vice-versa.
Uma forma de se medir o pH das soluções é fazendo o uso de indicadores, as quais são substâncias sensíveis ao pH. Elas apresentam cores que mudam numa faixa de pH relativamente pequena e podem, quando usadas convenientemente, determinar o pH de uma solução. A seguir está uma tabela indicando os principais indicadores, bem como a faixa de viragem e as cores apresentadas:
Indicador
Cor em pH abaixo da faixa de viragem
Faixa de Viragem
Cor em pH acima da faixa de viragem
Alaranjado de Metila
Vermelho
3,2 – 4,4
Laranja
Verde de Bromocresol
Amarelo
3,8 – 5,4
Azul
Vermelho de Metila
Vermelho
4,8 – 6,0
Amarelo
Azul de Bromotimol
Amarelo
6,0 – 7,6
Azul
Vermelho de Cresol
Amarelo
7,0 – 8,8
Vermelho
Fenolftaleína
Incolor
8,2 – 10,0
Rosa - Carmim
Amarelo de Alizarina
Amarelo