Acidos E Bases
O H2SO4 é um ácido altamente polar, que é capaz de dissociar-se a prontonar a si próprio, em um processo denominado autoprtólise, que acontece a um grau de 10 bilhões de vezes maior em solução aquosa, o que explica a alta condutibilidade e o maior brilho da lâmpada.
Ao adicionar 3 gotas de fenolftaleína na solução aquosa de hidróxido de sódio observou-se a coloração lilás, que mostra que a solução é básica. Ao adicionar a a solução de ácido clorídrico até a solução voltar a ser transparente, ocorre uma reação de neutralização, onde reagem quimicamente um ácido e uma base, com formação de um sal e água, como explica a teoria de Arrhenius. HCl + NaOH → NaCl + H2O
Quando a solução é aquecida, há a evaporação da água, e observa-se a formação de critais de NaCl no fundo do becker.
CONCLUSÃO
Conclui-se que substâncias que são completamente ionizadas em solução aquosa são bons condutores elétricos, já que formam eletrólitos fortes. Os ácidos e as bases fortes são eletrólitos fortes e, portanto são bons condutores elétricos. Verifica-se também que a condutibilidade é maior em soluções de PH ácido e básico fortes, devido a presença maior de íons de hidrogênio (H+) e de hidróxido (OH‾), respectivamente.
Ao se realizar uma reação entre um ácido forte e uma base forte acontece uma reação de neutralização com a formação de um sal e de água. Este sal pode ser solúvel ou insolúvel e isso influenciará na condutibilidade elétrica da solução.