Trabalho Adapta O
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
REFERÊNCIAS BÁSICAS 8
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES.......................................................................9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo principal analisar a questão da diversidade e da inclusão no cotexto escolar, com ênfase no papel do professor, por meio de uma perspectiva critica interdisciplinar e cientificamente fundamentada. Bem como o que é esperado do professor, como ele pode atingir uma sala de aula que aprende em tempos diferentes e maneiras diferentes e como em seu papel de orientador, ele pode auxiliar na formação de uma geração mais aberta e consciente do respeito ao próximo.
2 DESENVOLVIMENTO
A diversidade cultural é um tema que engloba muitas pessoas, onde se abre uma mesa redonda para discutir de uma forma complexa: política, etnia, religião, cultura, raça, credo... As identidades de determinados grupos sociais não deveria resultar em exclusão e sim em alternativas para que todos os grupos contribuíssem para a inclusão social.
Quando falamos em educação inclusiva compreendemos o processo de inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais na rede regular ensino. Tal processo tem causado grande impacto nas discussões no ambiente escolar acerca dos rumos que devem tomar as instituições de Ensino. A inclusão da diversidade contempla as dificuldades enfrentadas na efetiva inserção das pessoas com necessidades educativas especiais, na medida em que se preocupa com as diferenças individuais e discorre sobre a prática docente voltada para a inclusão, na intenção de mobilizar educadores tratando do compromisso com a transformação social e educacional.
Na educação especial é possível perceber que, há tempos, os considerados deficientes vêm lutando pelos seus direitos na