acidos e bases
Svant August Arrhenius nasceu no ano de 1859, na Suécia. Ele era um físico-químico que se interessou por condutividade elétrica de soluções aquosas. Neste campo, Arrhenius desenvolveu vários trabalhos, a partir dos quais, ficou conhecido. Ele observou que para substância havia um grau de dissociação especial, ou seja, substâncias diferentes poderiam ter dissociações diferentes.
Experimento de Arrhenius
Arrhenius realizou numerosas experiências com a passagem de corrente elétrica através de solução aquosa, e formulou a hipótese de que algumas substâncias continham partículas carregadas, os íons. Determinadas substâncias quando dissolvidas em meio aquoso sofriam separação de íons preexistentes, o que tornava a substância condutora de eletricidade. Quando um composto molecular era dissolvido em meio aquoso, não conduzia eletricidade pois não formava íons. Arrhenius observou que uma ligação covalente de hidrogênio e cloro, de modo a formar ácido clorídrico também conduzia eletricidade em meio aquos. De fato, estas equações são uma representação simplificada. O fenômeno da ionizaçã ocorre pela reação entre o ácido clorídrico e as moléculas de:
Água.
Arrhenius elaborou as seguintes definições:
§Ácido: substância que em solução aquosa sofre ionização, liberando como cátion somente H+
§Base: substância que em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando como único ânion os íons OH (hidroxila)
Thomas Martin Lowry
Nasceu Inglaterra 1874, foi um físico-químico que formulou independentemente, porém simultaneamente, com Bronsted uma nova teoria ácido-base com fundamento em doação e recepção protônica e morreu em 1936.
Johannes Nicolaus Bronsted
Nascido em Varde em 1879, foi um físico- químico dinamarquês, que se notabilizou principalmente por formular uma das teorias para reações ácido-base e morreu em 1947.
Ácido é toda substância capaz de doar um proton .
Base é toda substância capaz de