resumo principe maquiavel
Maquiavel
Eliane Silva
Profª Elizete Albina
Resumo
Nicolau Maquiavel nasceu em Florência, Uma cidade Itália em 3 de maio de 1469 seguiu varias profissões como diplomata, músico e historiador, é reconhecido como um marco na história da ciência política. Maquiavel era filho de pais pobres e desde cedo se interessou pelos estudos aos 29 anos ele ingressou na vida política exercendo o cargo de secretario da segunda chancelaria da Republica de Florença, Nicolau morreu na mesma cidade em que nasceu em 21 de junho de 1527.
O livro o príncipe (em italiano, II príncipe) e um livro escrito por Nicolau Maquiavel em 1913, e sua primeira edição foi publicada postumamente, em 1532.
Cap. I De quantas espécies são os principados e de que modos se adquirem Apresenta dois tipos de principados o hereditário e o adquirido, apontam quais são as duas formas de como o governante chega ao poder uma pela virtude e outra pela fortuna. Os principados são hereditários, quando seu sangue e senhorial quando há muitos anos os governadores pertence a mesma linhagem, ou principados novos quando são acrescidos ao estado fundados recentemente.
Cap. II Dos principados Hereditários Maquiavel fala das dificuldades para a preservação dos estados hereditários e afeiçoados a linhagem de seu príncipe, ele fala que o povo já esta acostumado com os costumes dos antepassados.
Cap. III Dos principados mistos Maquiavel mostra neste Capítulo que o povo tem sempre o desejo de mudança, desejo de melhoria; as pessoas, segundo Maquiavel, mudam com grande facilidade de governantes esperando tal mudança, que, no pensar de Maquiavel, é sempre para pior. Para ele, o Príncipe sempre precisará do favor dos habitantes de um território para poder dominá-lo. A imposição do novo governo ou provocações vindas dos soldados do monarca, ou outros motivos, podem gerar injúrias no povo, gerando, assim, inimigos