Resumo o principe de maquiavel
Maquiavel abre mostrando como um poder pode ser conquistado sendo por principado ou por republica, o primeiro são conquistado pelo sangue de seu senhor desde muito tempo ou são novos. Dos principados hereditários Maquiavel descreve que é bem melhor, pois são menores as dificuldades do que dos principados novos. Um príncipe tem que saber governar conforme a circunstancia, não se dando somente aos costumes de seus antepassados. Conforme os homens tiram do poder um príncipe, o outro que toma seu lugar, conforme o tempo se não mostrar melhora este novo poder terá que impor força, assim terá como inimigo aqueles que ofendeu, e não poderá conservar como amigo aqueles que o puseram no poder, por não satisfazer-lhes conforme imaginavam, e não poderá usar forças para conte-los, pois deve obrigações a eles.
Para se manter no poder de uma região conquistada deve-se fazer com que toda a linhagem do antigo príncipe seja extinta e não modificar as leis nem os impostos do antigo principado, fazendo assim o novo príncipe irá construir um só “corpo todo com principado antigo”.
O príncipe deve habitar no local conquistado, pois havendo rebeliões é mais fácil poder achar soluções e seus súditos sentem-se mais confiantes com o príncipe juntamente com eles. Para conquista de um território Maquiavel propõem uma sugestão que é formação de colônias é uma ótima estratégia, pois o custo é pouco e não pode causar prejuízos, exércitos em ocupação custa muito a ponto de se tornar prejuízo.
Para conservar um poder ele mostra que se deve tomar cuidado com aqueles que estão juntando forças e se tornando mais fortes que os daquela região, se não bloquear isto terá aborrecimentos, como disputa de poder e rebeliões. Deve-se pensar na desordem presente e na futura para que não pegue de surpresa.
O príncipe sendo novo desesperiente deve seguir os passos de homens excelentes de modo que não sendo possível chegar à virtude destes ao menos que consiga sentir algum