acido hipurico
Introdução:
O tolueno é um líquido incolor, com odor aromático característico, similar ao do benzeno É empregado na produção de benzeno e outras substâncias, como solvente para tintas, vernizes, colas, celulose, borracha, resina e diversas outras aplicações.
A absorção ocorre principalmente pela via pulmonar.
O tolueno absorvido sofre biotransformação hepática formando diferentes metabólitos, entre eles o ácido hipúrico. O ácido hipúrico urinário, apesar de todas as suas limitações, é ainda, o indicador biológico de dose interna mais utilizada.
Análise: Ácido hipúrico
Método: Cromatografia líquida de alta eficiência
Amostra: Urina
Rotina: Diária
Resultado: 48 h
Coleta: Alíquota de 30 ml de urina coletada no final da jornada de trabalho evitando-se a primeira jornada da semana. Pode-se fazer a diferença entre pré e pós-jornada.
Interpretação: O indicador biológico é capaz de indicar uma exposição ambiental acima do limite de tolerância, mas não possui, isoladamente,significado clínico ou toxicológico próprio, ou seja, não indica doença, nem está associado a um efeito ou disfunção de qualquer sistema biológico.
Armazenagem e transporte: As amostras devem ser transportadas e armazenadas sob refrigeração entre 2°C a 8°C.
Rejeição de Amostra: Amostra sem identificação, amostra inadequada, amostra insuficiente, tubos ou frascos de coleta abertos, tubos ou frascos de coleta danificados, contaminação evidente de amostra, demora prolongada entre a coleta e o envio da amostra ao laboratório.
Uso: Indicador biológico de exposição ao tolueno
Interferentes: Dietas ricas em alimentos que contenham ácido benzóico ou seus precursores, frutas (ameixa e pêssego), condimentos (ketchup e mostarda), refrigerantes e medicamentos (isocarboxazida e dietilpropiona).
Referência: VR: Até 1,5 g/g creatinina
IBMP: Até 2,5 g/g creatinina 13/84
ÁCIDO METIL HIPÚRICO
Introdução:
Os xilenos ou dimetilbenzenos são líquidos incolores, de