acido base
Mas identificar uma substância como ácida ou básica apenas pelo gosto, além de ser um método que tem muitas chances de falhar, também é altamente perigoso, pois existem muitos ácidos e bases que são fortes, tóxicos e podem até matar, tais como o ácido sulfúrico (H2SO4), usado nas baterias dos automóveis, e o hidróxido de sódio (NaOH), conhecido comercialmente como soda cáustica.Assim, as propriedades organolépticas (propriedades que dizem respeito aos nossos sentidos, tais como o paladar e o olfato) não são as usadas para identificar ácidos e bases.
Todos osácidos são moleculares, ou seja, formados por ligações covalentes em que há compartilhamento de elétrons. Um exemplo é o gás clorídrico, que é formado pelo compartilhamento de um par de elétrons entre o hidrogênio e o cloro.
Um ácido pode ser definido como uma substancia que, dissolvida em água, se dissocia com produção de íons hidrogênio.
HCL- H+ Cl-
Na verdade, em água, o íon hidrogênio (ou próton), H+ não existe livre em solução. Cada íon hidrogênio combina-se com uma molécula de água para formar o íon hidrônio, H3O+. O íon hidrônio é um próton hidratado, e as reações são escritas mais acuradamente como.
HCl + H2O – H3O+ + Cl-
HNO3 + H2O – H3O+ NO-3
A ionização pode ser atribuída a grande tendência quem tem o íon de hidrogênio, H+, em se combinar com moléculas de água para formar íons de hidrônio. O ácido clorídrico e o ácido nítrico se dissociam quase completamente em água, de acordo com estas equações.