Acidez do Leite
Acidez do Leite.
Objetivo: determinar a qualidade do leite de acordo com a acidez utilizando como unidade de medida graus Dornic.
Materiais e Reagentes: 1 pipeta volumétrica de 10 mL; 1 erlenmeyer de 50 mL; 1 bureta de 10 mL; solução de NaOH 1/9 mol/L, chamada de soda Dornic; amostras de leite de origens ou marcas diferentes; solução alcoólica de fenolftaleína a 2%, papel universal.
Introdução Teórica:
-Diferença entre os leites: -Desnatado: O 'leite desnatado' ou 'leite magro' é o leite do qual a gordura (na forma de nata) foi eliminada mediante centrifugação. A gordura eliminada pode ser comercializada como nata ou manteiga. Este produto é indicado para regimes alimentares para os quais o consumo do leite integral ou gordo não é indicado, pois a nata contém ácidos graxos saturados que elevam os níveis do colesterol sanguíneo.
-Semidesnatado: O leite semidesnatado passa pelo mesmo processo de retirada da nata, porém, nem toda a nata é retirada. Possuindo assim, mais gordura que o desnatado.
-Integral: O leite integral como o próprio nome sugere, mantém integralmente toda a gordura presente naturalmente no leite, apresentando um teor mínimo de 3% de gordura por meio de centrifugação, um processo físico que separa a matéria gorda do restante do leite.
-Baixa Lactose: O leite é uma mistura de muitos tipos de nutrientes ( proteínas, carboidratos, gorduras e micronutrientes ). Um deles é a lactose. Existem pessoas que não conseguem digeri-la, pela ausência no intestino de uma enzima chamada lactase. A ingestão de leite causa flatulência, mal-estar e diarréia. Se não houver consumo de leite o aporte de cálcio pode tornar insuficiente e compromete a massa óssea. O leite com baixa lactose é a solução para os intolerantes à lactose.
-UHT: O tratamento UHT é um processo térmico para conservar o leite líquido. O leite é homogeneizado e submetido a uma temperatura de 130 a 150 C de 2 a 4 segundos, e resfriado a uma