Acidentes domesticos
Parte substancial dos traumatismos ocorre dentro de casa. A pessoa encosta o braço na frigideira quente ou no ferro de passar, joga carne na panela, a gordura pula e atinge a mão de quem está cozinhando. Nesses casos, em geral, as lesões são pequenas e saram sozinhas. No entanto, queimaduras mais extensas e graves também acontecem e são comuns em crianças que se aproximam do fogão, tocam nos cabos das panelas e viram o conteúdo – leite, molho, água fervendo – sobre o próprio corpo.
Lesões com sangramento provocadas por objetos afiados e quedas também ocorrem com certa frequência dentro de casa e, não raro, notícias sobre mordeduras de cachorro e afogamentos ocupam espaço no noticiário da imprensa.
Prevenir esses acidentes deve ser preocupação de todos nós a todo momento. Muitos deles seriam evitados com medidas simples e um pouco mais de atenção.
Medidas preventivas:
Cozinha
Ao cozinhar, mantenha as panelas, preferencialmente, nos queimadores de trás;
Quando não estiver utilizando o fogão, mantenha o registro de gás fechado;
Não pendure panos de prato na tampa do fogão quando estiver cozinhando;
Verifique sempre a validade do cilindro de gás, mangueira e registro. Troque-os sempre que necessário;
Utilize e limpe panelas de pressão de forma correta. Leia sempre o manual de instrução desse tipo de equipamento antes de usá-lo pela primeira vez;
Mantenha fósforos, recipientes com produtos inflamáveis, material de limpeza, sacos plásticos, obejtos de vidro e material cortante fora do alcance de crianças;
Ao recolher cacos de vidro, utilize luvas ou pá e vassoura (envolva os cacos em jornal antes de colocá-los no lixo);
Área de Serviço:
Mantenha baldes e bacias vazios e virados de cabeça para baixo (crianças menores de 1 ano podem se afogar com apenas 2,5 cm de água).
Se mantiver água armazenada em lugares baixos, mantenha os recipientes muito bem fechados;
Mantenha produtos de limpeza, e outros produtos