Empreendedorismo
O que significa o termo empreendedorismo?
Fonte: http://www.inatel.br/nemp
Nemp – Núcleo de Empreendedorismo do Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações
É uma livre tradução que se faz da palavra entrepreneurship. Designa uma área de grande abrangência e trata de outros temas além da criação de empresas:
- Geração do auto-emprego (trabalhador autônomo);
- Empreendedorismo comunitário (como as comunidades empreendem);
- Intra-empreendedorismo (o empregado empreendedor);
- Políticas públicas (políticas governamentais para o setor).
Exemplos do que seja um empreendedor:
- Indivíduo que cria uma empresa, qualquer que seja ela;
- Pessoa que compra uma empresa e introduz inovações, assumindo riscos, seja na forma de administrar, vender, fabricar, distribuir ou de fazer propaganda dos seus produtos e/ou serviços, agregando novos valores;
- Empregado que introduz inovações em uma organização, provocando o surgimento de valores adicionais (intraempreendedor).
Não se considera, contudo, empreendedor uma pessoa que, por exemplo, adquira uma empresa e não introduza qualquer inovação (seja na forma de vender, de produzir, de tratar os clientes), mas somente gerencie o negócio.
O que é ser um empreendedor?
O empreendedor é um agente de mudanças. Muito se tem escrito a respeito, e os autores oferecem variadas definições para o termo. O economista austríaco Schumpeter [1934] associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico, à inovação e ao aproveitamento de oportunidades em negócios. Filion [1991] faz uma definição simples e abrangente: "Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões". Segundo o SEBRAE e ABASE, “Empreendedor é o indivíduo que possui uma atitude de inquietação, ousadia e pró-atividade na relação com o mundo, condicionada por características pessoais, pela cultura e pelo ambiente, que favorece a interferência criativa e realizadora, no meio, em busca de ganhos