trabalho de mcc
O sistema Imunológico é definido por natureza como um complexo que é capaz de reconhecer o que é e o que não é do individuo, ou seja, imuno-tolerância.
O sistema imunológico das aves (linfóide) é dividido em duas partes. Uma é o sistema linfóide primário, que conste da bolsa cloacal (bolsa de Fabrícius), localizada na superfície superior da cloaca e o timo, localizado em dois canais sob a pele do pescoço. A outra parte, chamada de sistema linfóide secundário, consiste do baço, glândula de Harder (nódulo linfóide associado ao intestino.
Os dois órgãos do sistema linfóide primário (bolsa cloacal e timo) são responsáveis pela condução de células embrionárias imaturas, chamadas de células primárias e pela transformação dessas em células eficazes de imunidade. As células primárias vêm do saco embrionário e migram até a corrente sangüínea. Uma vez no sangue do embrião, as células migram até o baço e finalmente se tornam eritrócitos e leucócitos.
Por volta de seis a oito dias de incubação, o timo produz uma substância chamada de “fator quimiotático”, que atrai as células e faz com que penetrem no tecido tímico vindas da corrente sangüínea. Esse deslocamento tem seu ponto máximo por volta de três semanas após a eclosão; a bolsa então reduz a produção de linfócitos – B e começa a encolher. Quando a ave está sexualmente madura, a bolsa cloacal já não pode ser encontrada. Os linfócitos – B podem ser encontrados no sangue, bem como deslocando – se a todos os órgãos linfóides secundários, inclusive deslocando ao timo também. O timo conduz as células primárias e as transforma em linfócitos tímicos (linfócitos – T). os linfócitos – T vindos do timo migram pela da corrente sangüínea até os órgãos linfóides secundários, como o baço, juntamente com os linfócitos – B.
2. O sistema imune
O sistema imunológico das aves pode ser dividido em imunidade humoral e celular. A imunidade humoral é caracterizada por uma função adaptativa do sistema imunológico