Acidentes Domésticos
O objetivo deste trabalho é evidenciar os vários causadores de acidentes que estamos expostos dentro de nossa própria casa.
Os acidentes domésticos podem ter consequências muito graves e até fatais. Transforme a sua casa num lugar mais seguro. Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, existem objetos e situações que representam risco e podem provocar acidentes. Para as crianças e para os idosos, em especial, todas as divisões da casa podem representar um enorme risco.
Os pais devem lembrar que para a criança tudo pode ser brinquedo interessante e ela não é capaz de avaliar o perigo. Por isso devem ficar atentos a pequenos objetos como moedas, tampinhas de garrafas, clips, botões até brinquedos que possuam peças pequenas e que se soltam com facilidade são uma atração irresistível para crianças até aos três anos, que gostam de levar tudo à boca e podem causar engasgos e sufocamento.
Não se limite a proibir as crianças de fazerem isto ou aquilo; deve procurar ensiná-las e alertá-las para os riscos que certos atos envolvem, para que elas possam desenvolver a noção do que é o perigo e do que são comportamentos perigosos. Mesmo quando as crianças são pequenas e a explicação requer muita paciência. E, sobretudo, dê o exemplo: as crianças imitam os adultos.
Sempre que necessário, explique à criança porque é que as suas ações lhe são permitidas a si e a ela não, apontando razões de idade, capacidade, responsabilidade, segurança, etc.
A principal dica dos médicos é mesmo antecipar-se ao perigo e tirar do caminho o que pode oferecer risco. Os médicos também dizem que os pais não devem ficar neuróticos, mas às vezes é bem difícil.
Como prevenir
Estatísticas mundiais mostram que a causa número um de lesões em crianças e adolescentes de zero a 14 anos são os acidentes não intencionais, sendo que 90% deles podem ser evitados. Crianças até cinco anos são as maiores vítimas de