Acidentes do trabalho
O que são pequenos acidentes do trabalho?
São aqueles acidentes que ocorrem no trabalho, pelas mesmas causas que ocorrem os grandes acidentes, porém acontecem com intensidade menor, não provocando lesões graves e até mesmo sem provocar nenhuma lesão física.
Exemplos de pequenos acidentes: pequenos cortes, pequenas batidas, esfolamentos, poeiras nos olhos, tropeção, tombo, etc.
Todos nós já ouvimos falar destes pequenos acidentes que acontece quase todos os dias na vida quando trabalhamos e até mesmos nas nossas horas de lazer.
Estes pequenos acidentes não acontecem por acaso, mas sim quando nós não percebemos ou fazemos atenção à àquilo que vamos fazer.
Alguns dos fatores que mais trás pequenos acidentes são: pressa, improvisações, teimosia, indisposição, brincadeiras, falta de comunicação, falta de habilidade e falta de planejamento etc.
Como exemplo, podemos citar:
- O colaborador ao desenvolver sua atividade laboral, utilizava a furadeira para furar a madeira e depois bater o prego. A prateleira era mais alta que o funcionário, ao furar várias vezes o braço do mesmo cansou descendo a furadeira na direção de sua mão direita, atingindo-a superficialmente, ocasionando uma lesão imediata, (o que poderia ter acontecido?).
- O funcionário estava pegando trinchos de cerâmicas e colocando dentro de uma lata de tinta vazia, quando bateu com o dedo polegar da mão esquerda num pedaço de cerâmica vindo a cortar o dedo; (o que poderia ter acontecido?).
-- O colaborador fazia limpeza da área (piso da laje) onde tinham concretado no dia anterior e dado acabamento com máquina niveladora de piso, deixando o piso muito escorregadio. Na movimentação o funcionário escorregou caindo em cima do braço direito (o que poderia ter acontecido?).
- O funcionário estava rasgando a parede para fazer a chumbação de shaft. Não colocou a peça em local apropriado, a mesma caiu sobre o seu ombro esquerdo causando uma leve