Acidente nuclear
Em 28 de março de 1979, a Central Nuclear de There Mile Island (TMI), localizada em uma Ilha no Rio Susquehanna, no condado de Dauphin, Pensilvânia, foi palco de o pior acidente nuclear registrado até então e colocou em perigo uma população de 500 mil pessoas.
Foi o acidente mais significativo na história dos EUA. O sistema de resfriamento de a usina nuclear falhou, com isso, houve um derretimento nuclear parcial da Unidade 2 da Central Nuclear, a qual sofreu uma fusão parcial, havendo vazamento de radioatividade para a atmosfera.
Em menos de quatro horas, os gerentes da usina viram-se dentro de uma crise de proporções nacionais que precisou da interferência do governo federal. Empregados e população local não foram informados com precisão sobre o que realmente aconteceu e os riscos que poderiam ser gerados devido o acidente; Sabiam apenas que havia a possibilidade de sério risco de contaminação.
O problema foi contornado com a redução da bolha e o resfriamento da usina. O acidente teve como consequência, conforme laudos de especialistas, de alterações genéticas das plantas entre outros problemas.
O acidente da Central Nuclear de Three Mile Island foi classificado como nível 5, na Escala Internacional de Eventos Nucleares (INES); Na classificação, 7 é a categoria máxima.
Às 4 da manhã da quarta-feira, dia 28 de Março de 1979, gases radioativos começaram a evaporar em um dos dois reatores da usina Three Mile Island. O acidente teve início com falhas no sistema secundário não-nuclear, seguido por uma válvula de alívio operada por piloto do sistema primário que tinha ficado aberta, permitindo que grandes quantidades de líquido de arrefecimento escapassem. No final, o reator foi novamente controlado, apesar de maiores detalhes do acidente só terem sido descobertos mais tarde.
O acidente desencadeou-se pelos problemas mecânico e elétrico que ocasionaram a parada de uma bomba de água que alimentava o gerador de vapor, o qual