Acidente Na Obra Da Linha 4 Do Metro
Ás 15hdo dia 12 de janeiro de 2007
Empresas envolvidas: Odebrecht , OAS, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez e Governo
A obra A linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo começou a ser construída em setembro de 2004 e a previsão era de que fosse entregue em 2008. No entanto, as duas primeiras estações – Faria Lima e Paulista – foram entregues somente em 25 de maio de 2010. Até agora, são somente cinco estações operando: Luz, Pinheiros, Butantã, além das duas outras citadas.
As estações Oscar Freire, Fradique Coutinho e Higienópolis-Mackenzie estão prometidas para este ano. São Paulo-Morumbi e Vila Sônia não têm previsão de entrega!
Acidente Sete pessoas foram vítimas do acidente O acidente ocorreu durante a escavação da metade inferior da estação Pinheiros, cujo formato é o de um cilindro. Seis operários escavavam a área com uma retroescavadeira, a aproximadamente 30 metros de profundidade, quando perceberam que uma das paredes estava ruindo. Havia uma cratera usada pela empreiteira para descer veículos e equipamentos para aobra, ela foi alargada com o desmoronamento formando uma enorme cratera de 80 metros de diâmetro e 30 de profundidade que “engoliu” 4 máquinas e uma parte da rua ao lado.
A busca pelas vítimas durou 13 dias, 66 casas tiveram a estrutura abalada peloacidente O governo não tinha poder de fiscalização e o controle era das empreiteiras responsáveis, por conta da parceria Pública Privada que havia sido formada.Onde a iniciativa privada realiza a construção e recebe a concessão do serviço por 30 anos. Além disso, o valor para construção é pago pela obra completa, ou seja, se as empresas concluírem o processo antes do estimado, o ganho é delas(empreiteiras). O processo foi e continua sendo alvo de muitas críticas, justamente por colocar em risco a integridade da obra em nome do lucro.
Histórico (problemas na linha 4) Em dezembro de 2005, o solo cedeu nas proximidades de um