Acidente em bhopal
Contextualização
A disciplina de gerenciamento de riscos ambientais é a forma de comunicação que compreende conteúdos relativos ao cotidiano relacionado como o histórico dos principais agentes de riscos ambientais e dos princípios de gestão relacionados a situações de perigo visando a elaboração de programa de prevenção de riscos ambientais. Embasamento legal das atividades relacionadas à análise e gerenciamento de riscos sob responsabilidades e princípios normativos além de outros aspectos legislativos, e que exigem urgentemente políticas de gestão ambiental capazes de mitigar os efeitos da ação do homem e da expansão dos processos industriais e seu impacto no meio ambiente.
Ementa
Conceitos sobre risco ambiental sob uma nova abordagem no contexto da gestão ambiental. Principais conceitos envolvidos no gerenciamento de riscos ambientais. Metodologias de avaliação de risco. O processo de tomada de decisão com base na avaliação de risco. Comunicação e percepção de riscos. Gestão Integrada de Programas de Prevenção de Riscos Ambientais. Capacidade para elaborar um Plano de Emergências e todas as ações envolvidas na sua implantação.
Objetivos gerais
• • • •
Introduzir os conceitos de risco associados a acidentes ambientais. Elaborar diagnósticos de análise de risco. Propor sistemáticas e procedimentos para avaliação e tratamento de riscos ambientais. Elaborar, sistematizar e operar um Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), através de planos de emergência.
Objetivos específicos
Desenvolvimento da análise e discussão de resultados da análise de riscos ambientais considerando entre outros fatores os seguintes: analisar os padrões e critérios de avaliação de riscos; conhecer a necessidade de conhecimento detalhado das condicionantes de perigo;
estudar a criação da estrutura organizacional e formação de equipes interdisciplinares para a avaliação dos