acidente em bhopal
Scientist sobre o acidente e estudos subseqüentes pela empresa e pelos sindicatos mostraram que uma válvula defeituosa deixou que quase uma tonelada de água, que estava a ser usada para limpar os tubos, entrasse num tanque que continha 40 toneladas de isocianato de metilo (MIC). A reação resultante produziu uma nuvem de gás tóxico.
Independentemente de como aconteceu o desastre, deveria ter sido contido por medidas de segurança que são necessárias e exigidas para essas substâncias químicas mortais.
Foram instalados quatro sistemas de segurança diferentes para impedir a água de entrar no tanque de
MIC da fábrica. Mas não foi contida porque Bhopal tinha um equipamento de emergência muito mais limitado que o da fábrica da Carbide nos Estados Unidos. Nessa noite não funcionou nenhuma das quatro medidas de emergência. Um sistema de refrigeração – um sistema de arrefecimento que teria prevenido a reação entre o MIC e a água que entrou no sistema – estava desligado; . Um segundo sistema de segurança, as “escovas de gás” que poderiam neutralizar o MIC com refrigerante cáustico, não estava em operação, estava apenas em espera; Bhopal não tinha nenhum tanque crucial de
“recolha” para onde poderia ter escoado a massa de substâncias químicas que ferveram para fora do tanque de MIC. O terceiro dispositivo de segurança que ainda poderia ter impedido o desastre, a torre de labareda, não estava funcionando, estava fechada para reparos na noite do acidente.