Cultura
O objetivo do texto “A Cultura é Dinâmica” gira em torno das mudanças culturais, herança cultural e empréstimos culturais, ao ler e interpretar o texto podemos então chegar à conclusão de que a cultura sofre alterações com o tempo, e isso ocorre devido à capacidade que os homens possuem de questionar seus próprios hábitos, modificando-os no decorrer da vida.
Entende-se que cada povo possui o seu modo de desenvolvimento cultural, podendo ocorrer mudanças de acordo com o meio em que vive. Desta forma na perspectiva o autor afirma que existem dois tipos de mudança cultural, são elas internas ou externas.
A primeira ocorre de acordo com a própria evolução do povo, esta que por sua vez acontece de forma mais branda e lenta, sem que se percebam grandes diferenças, ou através de catástrofes naturais e inovações tecnológicas, como o exemplo que o autor cita das saúvas e da religião, no caso das formigas, passe o tempo que passar não irá obter diferença de comportamento, pois, é um grupo que não tem interferência de outros grupos, tornando assim imutável sua rotina, assim ocorre na religião também, pois possui certa característica conservadora, onde mesmo com as mudanças e a liberdade que aumentam de geração em geração ela busca manter os mesmos princípios conservadores que foram implantados nos primórdios de sua criação.
Já na segunda situação, a mudança ocorre de maneira drástica e rápida. Geralmente acontece quando uma cultura entra em contato com outra, ou quando uma cultura importa os costumes de outra, como é o caso dos índios brasileiros com a chegada dos colonizadores, possuíam uma cultura e com a chegada dos portugueses foi imposta outra, causando essa divergência, sendo retratado então como empréstimo cultural, outro exemplo também são os imigrantes no Brasil, causados devido a segunda guerra mundial, cada povo trouxe consigo um costume e uma cultura, criando colônias no Brasil, sendo assim, com o contato diário desses povos, acaba