acidente de trabalho
Jéssica de Oliveira
Diogo Cargnino
ACIDENTE DE TRABALHO
Caxias do Sul
2014
Jéssica de Oliveira
Diogo Cargnino
ACIDENTE DE TRABALHO
Pesquisa referente a um projeto na Faculdade da Serra Gaúcha – FSG como parte das exigências do Curso de EAD da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica.
Professora Ma. Simone Emer
Caxias do Sul
2014
SUMÁRIO
REFERÊNCIAS 13
APÊNDICE 15 1. CONTEXTUALIZAÇÃO
1.1 Tema e delimitação
Este projeto refere-se ao tema de Acidente de trabalho. Sendo assim, será analisado as principais causas e conseqüências de acidente de trabalho. O estudo tem como delimitação o conceito de acidente, a forma como é feita a indenização, as leis que protegem o empregador e o empregado,e os danos físicos e mentais que levam a essa situação. Segundo COSTA (2009, p. 81) o acidente de trabalho define-se como: “ Um ataque inesperado ao corpo humano ocorrido durante o trabalho, decorrente de uma ação traumática violenta, subitânea, concentrada e de conseqüências identificadas” . Assim, é possível observar que além dessa lesão física que é sofrida, é considerável também um trauma logo após o acidente acarretando em problemas muitas vezes psiquiátricos.
1.2 Problema de pesquisa
Quais as principais causas e conseqüências de um acidente de trabalho?
1.3 Objetivos
1.3.1 Objetivo geral
Analisar as causas e conseqüências do acidente de trabalho para compreender como ficam o lado do empregador e empregado nestas situações.
1.3.2 Específicos
a) Pesquisar teoricamente o tema;
b) Analisar as principais causas;
c) Relacionar quais são as profissões no mercado que mais possui risco;
d) Explicar o CAT e para quê serve.
1.5 Justificativa
É sabido