acidente de trabalho
RESUMO DO ARTIGO: ACIDENTE DO TRABALHO ENTRE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITARIO
Estudando a questão da saúde dos trabalhadores, alguns profissionais por muitas vezes trabalham em tarefas repetitivas e consideram o trabalho "insalubre e perigoso".
Foi realizado um estudo no hospital universitario do estado de São Paulo, com o objetivo de avaliar determinados aspectos epidemiológicos dos acidentes de trabalho acontecidos.
Foi estudada uma população de 100 trabalhadores de enfermagem que sofreram acidente de trabalho sendo que 3 desses foram acidentados duas vezes.
Foi constatado que os enfermeiros exercendo funções assistenciais foram acidentados praticamente nas mesmas proporções das outras categorias dos trabalhadores de enfermagem. Isso leva à suposição de que o conhecimento e o adestramento para o exercício de uma determinada função não são garantia de segurança no trabalho e que as condições perigosas e que provocam acidentes fogem ao controle do trabalhador independentemente de sua qualificação para o trabalho.
Nos lugares onde se registram mais acidentes de trabalho é onde tem um ritmo intenso sendo um constante e o acidente pode ser consequencia disso.
A maior ocorrência de acidentes está relacionada com os períodos do dia em que ocorre o maior número de atividades desenvolvidas pelos trabalhadores de enfermagem.
É importante falar dos instrumentos utilizados e que podem ser um perigo aos profissionais. O uso abusivo de lâminas em atividades não necessárias e o abandono de material descartável, após uso, em lugares inadequados (balcões, bandejas, camas, pisos).
Os locais do corpo mais atigidos são os membros superiores mas não apenas eles.
Concluindo quando perguntamos aos trabalhadores sobre se no momento do acidente havia sobrecarga de trabalho ou não, metade respondem que sim e outra metade que não. E sobre o acidentes , é falado das condições de trabalho, azar e a própria culpa.
O acidente do