Acidente de trabalho
É hora de resgatar e mostrar, com a profundidade que nos cabe, a nossa contribuição para outros contextos do mundo do trabalho, como este. Profundidade que se pode alcançar ao tratar a Psicologia de Segurança sobre os seguintes enfoques: teórico, diagnóstico e de intervenção.
No âmbito teórico, a contribuição se dá pela construção de modelos de compreensão utilizados, por exemplo, para explicar e prognosticar condutas seguras e inseguras. Este modelo é como uma representação da realidade observada.
O diagnóstico, se encarrega de traçar procedimentos operacionais que possibilitem análises de um determinado contexto. Certamente, um diagnóstico bem realizado, será diretamente proporcional à melhor avaliação da possibilidade de intervenção e escolha de um plano de ação mais adequado.
A intervenção invoca uma atenção especial. Os seguidores das Ciências Humanas devem estar atentos ao encadeamento destes três âmbitos propostos, respeitando sua inter-relação determinante para a escolha de técnicas adequadas que levam ao sucesso de uma intervenção.
A prática que vemos hoje nas empresas retrata o avanço tecnológico alcançado pelos equipamentos de prevenção. Isto se deve ao trabalho de