Acidente aeronáutico
O maior acidente da história da aviação comercial
ABSTRACT
Em um domingo, 27 de Março de 1977, as 17:06 horas (hora local), ocorreu a maior tragédia da história da aviação comercial, exceptuando aquelas com vítimas atingidas no solo, no aeroporto de Los Rodeos, na Ilha de Tenerife no Arquipélago das Canárias, quando 583 pessoas perderam a vida e 61 ficaram feridas.
O acidente que envolveu dois jactos jumbos B-747, um deles pertencente a empresa holandesa Royal Dutch Airlines (KLM) e o outro da Pan American World Airways (PanAm) americana, ocorreu na única pista de pouso disponível daquele aeroporto, quando o jacto da KLM ao tentar decolar sob forte nevoeiro e sem autorização da torre de controle, colidiu com o avião da PanAm que taxiava na mesma pista.
INDICE
1. TITULO 2. ABSTRACT 3. INDICE 4. ILHA TENERIFE E AEROPORTO 5. AVIÕES 6. O DIA DO ACIDENTE 7. A COLISÃO 8. FOTOS DAS DUAS COLISÕES 9. CONCLUSÕES, ANÁLISES E INVESTIGAÇÕES 10. NOTAS 11. BIBLIOGRAFIA E FONTES DE PESQUISA
ILHA TENERIFE E O AEROPORTO
Tenerife é a maior das sete ilhas do Arquipélago das Canárias, situada no Oceano Atlântico, muito próxima à costa africana, com cerca de 2.034 Km2 de superfície. Um dos primeiros relatos sobre as ilhas do arquipélago vem de Plínio, no século I, que narra a expedição enviada pelo rei Juba às ilhas, de onde foram trazidos enormes cães nativos, dos quais deriva o nome do arquipélago: "Canárias" derivado do latim "cane" (de cão). A conquista pelos europeus se deu ao longo do século XV. Atualmente possui cerca de 700.000 habitantes, sendo um dos pontos turísticos mais visitados da Espanha.
O aeroporto de Los Rodeos, hoje rebatizado como Tenerife Norte (IATA: TFN, ICAO: GCXO) está situado na parte setentrional da ilha de Tenerife, a cerca de 11 km por estrada