Acetato de butila
O acetato de butila é considerado um produto inflamável. Em contato com o ar, seus vapores podem formar misturas inflamáveis e/ou explosivas assim como podem se inflamar quando em contato com fontes de ignição, como chama, calor ou faíscas. Como seus vapores são mais pesados que o ar, pode haver propagação dos mesmos por distâncias consideráveis.
1.2.2 ESTABILIDADE E REATIVIDADE
O acetato de butila é um produto estável à temperatura e pressão ambiente, porém pode reagir violentamente com substâncias oxidantes, de maneira que deve-se evitar contato do mesmo com umidade, chama, faíscas, descargas eletrostáticas, calor e outras fontes de ignição quaisquer.
Pode
reagir violentamente, ainda, com agentes redutores, bases, ácidos fortes nitratos e terc-butóxido de potássio. Sua pirólise, por queima ou degradação térmica, produz dióxido e monóxido de carbono.
1.2.3 INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS
O acetato de butila apresenta riscos graves para a saúde, em casos de exposição, repetida ou prolongada.
O contato com a pele ou olhos é irritante, devido à sua ação desengordurante, favorecendo dermatites e outras infecções. Sua ingestão pode causar depressão no sistema nervoso central e inconsciência.
Entre outros efeitos que pode apresentar, o acetato de butila pode levar à irritação do sistema respiratório e mucosas, sonolência, vertigem, dores de cabeça, irritação nasal e da garganta, perda de apetite, vômito, anemia, leucocitose, edema e degeneração gordurosa das vísceras.
Em casos de inalação, recomenda-se remover a vítima para um local fresco e arejado, podendo, em casos extremos, ser realizada respiração forçada. Quando do contato com olhos e ele, recomenda-se lavagem extensa e imediata do local atingido com água corrente. Em caso de ingestão, administrar água e procurar atendimento médico urgente.
1.2.4. EFEITOS AO MEIO AMBIENTE
O acetato de butila não apresenta efeitos de bioacumulação. Sua solubilidade parcial, no entanto,