sistema respiratório
Prof. Eduardo A. Gonçalves
Conceito
A respiração consiste na absorção, pelo organismo, de oxigênio, e a eliminação do gás carbônico resultante de oxigenações celulares.
O sistema respiratório pode ser dividido em duas partes:
- Porção de condução: (formada por órgãos tubulares que têm a função de levar o ar inspirado até a porção respiratória). São eles: Fossas Nasais, boca, faringe, laringe e traquéia, brônquios, brônquiolos e brõnquiolos terminais.
- Porção respiratória: representada pelos pulmões e deles, conduzir o ar expirado, eliminando o gás carbônico. Bronquíolos respiratórios e Alvéolos.
Dos pulmões o ar expirado é conduzido pelos brônquios e traquéia, órgãos que funcionam só como tubos condutores de ar. Acima destes, entretanto, situam-se a laringe, a faringe e o nariz que não são apenas condutores de ar.
SISTEMA RESPIRATÓRIO
VIAS RESPIRATÓRIAS
Vias Respiratórias
- Faringe:
Tubo muscular associado ao sistema respiratório e digestivo, situando-se posteriormente à cavidade nasal, bucal e a laringe.
Vias Respiratórias
- Laringe:
Órgão fibromuscular e tubular, situado entre a traquéia e a base da língua, no plano mediano e anterior do pescoço que, além da via aerífera é órgão da fonação.
Coloca-se anteriormente à faringe e é continuada diretamente pela traquéia. A laringe apresenta um esqueleto cartilaginoso.
Tireóide – É a maior das cartilagens, constituída de duas lâminas que se unem anteriormente em “V”; a cartilagem Cricóide Epiglótica - É fina e situa-se posteriormente à raiz da língua e cartilagem tireóide.
Há na laringe uma “tampa” chamada epiglote, que é importante pois não permite a passagem do alimento para a laringe e traquéia.
Vias Respiratórias
Traquéia e Brônquios: Traquéia - As cartilagens da traquéia proporcionam-lhe rigidez suficiente para impedi-la de entrar em colapso, porém ela é unida por tecido elástico que permite mobilidade e flexibilidade durante