A Arte Tribal dos Índios Brasileiros
ARTRIBAL
A arte tribal dos índios brasileiros
Ensaio apresentado à faculdade Estácio de Sá como requisito para graduação em Design de Moda.
Professora Orientadora: Gabriela Leite Marcondes Schott.
BELO HORIZONTE
2012
1
ARTRIBAL
A arte tribal dos índios brasileiros
“A terra é nosso primeiro grande Educador”.
(Moacir Gadotti)
Em meio a tanto material inspirador, o universo tribal indígena sempre chamou minha atenção, seu grafismo, seus desenhos e sua arte. Buscando um resgate de nossa cultura, escolhi como tema a arte indígena do Brasil.
Em uma viagem à Amazônia, tive contato com os índios e pude conhecer um pouco sobre sua cultura fascinante, em meio à mata. Uma biodiversidade incrível onde os índios vivem em perfeita harmonia com a natureza.
O modo simples como vivem, o respeito pela natureza e suas crenças despertaram meu interesse. O que me atraiu foi a diversidade de desenhos com formas abstratas tiradas da observação à natureza, as grafias das pinturas feitas na cerâmica e trançados, utilizadas também na pintura corporal que enfeitam, e expressam através do corpo.
CULTURA E TRADIÇÕES DOS INDIOS BRASILEIROS
Conforme o mito Tupy-Guarani, o Criador, cujo coração é o Sol, /tataravô desse Sol que vemos, soprou seu cachimbo sagrado e da fumaça desse cachimbo se fez a Mãe Terra.
Chamou sete anciaes e disse: ‘Gostaria que criassem ali uma humanidade’. Os anciaes navegaram em uma canoa que era como cobra de fogo pelo céu; e a cobra-canoa levou-os até a Terra. Logo eles criaram o primeiro ser humano e disseram: ‘Você é o guardião da roça’. Estava criado o homem. O primeiro homem desceu do céu através do arco-íris em que os anciães se transformaram. Seu nome era Nanderuvuçu, o nosso Pai Antepassado, o que viria a ser o Sol. E logo os anciães fizeram surgir da Águas do Grande Rio Nanderykei-cy, a nossa Mãe Antepassada. Depois eles geraram a humanidade, um se transformou no Sol, e a outra, na Lua. São