Maria Vai com as outra
Vânia Alves de Freitas Maia (vaniamaia35@hotmail.com.br)
Palavras-chave: Patrimônio, Planejamento, Identidade e Autonomia Escolar.
No módulo VII do Progestão caderno de estudo: “Como gerenciar o espaço físico da escola”? de Ricardo Chaves de Rezende Martins e Rui Rodrigues Aguiar, expõe sobre a importância do patrimônio material e imaterial da escola. Quando pensamos em patrimônio escolar pensamos logo no patrimônio material, algo que é palpável, com custo determinado, infraestrutura, dificilmente referiu ao imaterial, constituído pela identidade da escola, historicamente construído em sua relação com a comunidade, a partir de seu projeto pedagógico.
Martins e Aguiar (2001) aponta o conceito de patrimônio escolar e mostra que o patrimônio imaterial é um fator decisivo na conservação do patrimônio material. Já pensou toda a comunidade defendendo o patrimônio da escola, tanto o material como o imaterial, contra depredações ou dilapidações? Essas depredações e dilapidações podem comprometer a infraestrutura física, os equipamentos e o mobiliário da escola, pondo em risco a própria imagem do estabelecimento, repercutindo em sua credibilidade e identidade na comunidade.
A questão do patrimônio imaterial é fundamental, ele é parte integrante da história da comunidade. É por essa razão que se torna importante resgatar e preservar a história da instituição, manter sua memória. Quando nos lembramos dos nossos tempos de escola, o que vem à mente? Podemos citar alguns professores, a estrutura física da escola, determinada aula, os amigos, as festas, as gincanas, os projetos, enfim, uma infinidade de ações e situações. Uma escola é o resultado de um conjunto de experiências acumuladas, do trabalho de muitas pessoas que lutaram por ideais, desenvolveram planos e projetos, alcançaram êxitos e amargaram fracassos.
A gestão do patrimônio envolve um conjunto de técnicas que permite ao gestor e ao coletivo da escola planejar e