Análise da configuração textual do livro maria vai com as outras
O livro conta a história de Maria, a ovelha. Maria ia sempre com as outras! Ela era mesmo uma Maria – vai – com – as - outras! Até o dia em que descobriu que cada um pode ter o seu próprio caminho, basta querer. “Agora, mé, Maria vai para onde caminha o seu pé! “
Autora e ilustradora do livro, Sylvia Orthof nasceu no Rio de Janeiro no dia 3 de Setembro de 1932, e faleceu em 1997. Filha única de casal de imigrantes, judeus austríacos que fugiram para o Brasil entre as duas guerras mundiais.
Mãe de três filhos, Sylvia estudou mímica, teatro, pintura, desenho e arte dramática. Iniciou-se na área de dramaturgia infantil como autora de texto, diretora de espetáculos, pesquisadora e professora de Teatro. Em 1975 foi fundada no Rio de Janeiro, exclusivamente para espetáculos infantis a Casa de Ensaios de Sylvia Orthof.
Dona de uma enorme imaginação estima-se que tenha criado cerca de 500 histórias, muitas perdidas no tempo. Mais de 100 livros de literatura infantil e juvenil foram publicados por 30 editoras diferentes, e ainda era responsável pelas ilustrações de alguns de seus livros.
Seu estilo único, a linguagem popular e o humor, encantam os pequenos leitores. Seus diálogos sonoros são encenados tanto em palcos improvisados quanto nos tradicionais teatros brasileiros. Suas narrativas divertidas ganham vida na voz de contadores de histórias por todo o país. Seu talento para provocar a imaginação nas crianças e transmiti-las pelo fascinante universo da leitura rendeu-lhe numerosos e importantes prêmios.
O livro “Maria - vai – com – as – outras” foi considerado altamente recomendável para a criança pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) em 1982, escrito no mesmo ano, o exemplar que possuo em mãos da editora Ática, 21 ed, 4ª impressão do ano de