Agencia de turismo para 3 idade
A origem do barroco sucedeu o Renascimento, abrangendo no final do século XVI ao final do século XVIII estendendo-se a todas as manifestações culturais e artistas europeus e latinos-americanas. O momento final do barroco, o Rococó é considerado barroco exagerado e exuberante, para alguns, a decadencia do movimento.
Não há um concenso quanto a origem da palavra barroco a mais aceita diz que o termo deriva da palavra borroquia, nome de uma região da Índia, grande produtora de uma pérola de superfície regular e áspera e com manchas escuras conhecida pelos portugueses como barroco. Aproximando-se assim do estilo, que segundo os clássico era um estilo "irregular", "defeituoso" e de "mal gosto".
Em sua estética, o barroco revela a busca da novidade e da surpresa; o gosto pela dificuldade; pregando a idéia de que nada é etável tudo deve ser decifrado; a tendência ao artifício e ao engenho; a noção de que o inacabado reside o ideal supremo de uma obra artística.
A literatura barroca se caracteriza pelo uso de linguagem dramática expressa no exagero de figura de linguagem e de hipérbole, metafóricos, anacolutos e entíteses.
As principais características barrocas são:
Dualismo: O Barroco é a arte do comflito, do contraste. Reflrte a intensificação do bifrontismo ( o hmem dividido entre a herânçareligiosa e mística medieval eo espírito humanista, racionalistado Renascimento). É a expressão do contraste entre as grandes forças reguladoras da existência humana: fè X razão; corpo X alma; Deus X diabo; vida X morte, etc.Esse contraste será visível em toda a produçã barroca, é frequênte o jogo, o contraste de imagens, de palavras e de conceitos. Mas o artista barroco não deseja apenas exportar os contrários, a ele que concilia-los, integrá-los. Daí ser frequente o uso de figuras e de linguagens que buscam esa unidade, essa fusão.
Fugacidade: De acordo com a conpetição barroca, no