Aceleração da gravidade
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
ENGENHARIA QUÍMICA
FÍSICA EXPERIMENTAL I
DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO LOCAL DA GRAVIDADE
João Pessoa, 06 de fevereiro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
ENGENHARIA QUÍMICA
FÍSICA EXPERIMENTAL I
ISABELA CRISTINA BARROS PEREIRA - 11318922
JONATHAN EDUARDO DA SILVA PÁDUA - 11311720
DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO LOCAL DA GRAVIDADE
O presente experimento tem por objetivo determinar a relação existente entre o período e o comprimento do pêndulo, e determinar também o valor da aceleração local da gravidade.
João Pessoa, 06 de fevereiro de 2014
1. INTRODUÇÃO:
No nosso dia a dia, nos deparamos com uma grande quantidade de fenômenos em que se observam eventos que são considerados periódicos. A vibração de uma corda, o movimento das ondas sonoras, entre outros fenômenos que podem ser caracterizados por apresentarem grandezas com comportamento oscilatório e periódico. O pêndulo simples é um dos sistemas mais usados para estudar os movimentos oscilatórios e periódicos.
O pêndulo simples é um modelo idealizado constituído por um corpo suspenso num fio leve e inextensível. Quando é afastado da posição de equilíbrio e solto, o pêndulo oscila no plano vertical, em torno do ponto de fixação do fio, por ação da gravidade, apresentando um movimento periódico. Podemos determinar a aceleração da gravidade local, medindo a aceleração tangencial e o ângulo de um pêndulo simples.
2. OBJETIVOS:
O presente experimento tem por objetivo determinar a relação existente entre o período e o comprimento do pêndulo, e determinar também o valor da aceleração da gravidade, ou seja estudar o movimento periódico de oscilação de um pêndulo simples e ainda calcular o valor da aceleração.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Material Utilizado
Pêndulo simples
Cronômetro
Trena ou fita métrica
Régua
Parte 1