Aceleracao da gravidade
Resumo 1
Introdução 2
Fundamentação Teórica 3
Material Utilizado 4
Descrição do experimento 5
Resultados e análises 6
Cálculo do valor da aceleração gravitacional local 8
Gráfico h x t 9
Conclusão 11
Referências bibliográficas 12
Resumo
Este relatório tem a finalidade de determinar o valor da aceleração da gravidade. Durante a aula de laboratório, foi feito dez lançamentos de queda livre para quatro alturas distintas, sendo utilizado um cronometro eletrônico para a determinar o tempo da queda da esfera metálica.
Para cada altura, determinamos o valor da gravidade e, logo após, foi feito uma análise gráfica do corpo em queda livre.
Introdução
Os fenômenos naturais sempre teve a curiosidade do ser humano e, com ela, a questão de entende-los. Dentre esses vários fenômenos, os movimentos que ocorrem na natureza sempre foram questão de estudo; especialmente o movimento de queda livre.
Por exemplo, ao abandonar um corpo à uma distância y da superfície, podemos verificar que sua velocidade cresce à medida que caí. Ou seja, se tem variação de velocidade, consequentemente, há uma aceleração atuando sobre o corpo. Por conseguinte, se lançarmos o objeto para cima, ocorrerá o oposto descrito anteriormente; a velocidade irá retardar até o ponto em que ela se tornará nula.
As características destes movimentos de subida e descida foram objetos de estudo desde tempos de Aristóteles, passando por Galileu e por Isaac Newton.
Fundamentação Teórica
Material Utilizado
Esfera metálica
Trena e/ou régua
Cronometro eletrônico
Descrição do experimento
Determinou-se quatro alturas distintas ao longo da estrutura do cronômetro eletrônico e, para cada uma, foram feitos dez lançamentos, afim de ter um resultado de tempo mais preciso possível; calculando sua média, desvio e erro padrão.
Após feito a medição do tempo e cálculos algébricos relacionados acima, fez-se a determinação dos valores de “g” e, em seguida, com o