ACC
Nome científico: Suricata doperenses.
Habitat: Savana e gramado, planícies secas e abertas, áreas de deserto.
Alimentação: insectos: larvas de escaravelhos e de borboletas, aranhas, escorpiões, pequenos vertebrados (répteis, anfíbios e aves), ovos e matéria vegetal. São relativamente imunes ao veneno das najas e dos escorpiões, sendo estes, inclusive, um dos alimentos que mais apreciam.
Características: São animais exclusivamente diurnos e vivem em colónias de até 40 indivíduos, que constroem um complicado sistema de túneis no subsolo, onde permanecem durante a noite. Dentro do grupo, os animais revezam-se nas tarefas de vigia e proteção das crias da comunidade. O sistema social dos suricates é complexo e inclui uma linguagem própria que parece indicar, por exemplo, o tipo de um predador que se aproxima. Estudos mostram que os suricates são capazes de ensinar ativamente suas crias a caçarem, um método semelhante à capacidade humana de ensinar. Suricate significa gato-das-pedras.
Curiosidade: São animais inteligentes pois logo aos 2 meses já ensinam seus filhotes a caçar e proteger o seu grupo.
Nome: Porco-Espinho.
Nome científico: Coendou prehensilis.
Habitat: O porco-espinho vive na Europa, na África, na Ásia e por toda a América.
Alimentação: Come sementes de frutos, cocos, casca de árvore. Podem eventualmente invadirem ortas e pomares.
Características: solitário, sai à noite em busca de alimento. De dia descansa no alto das copas das árvores ou abriga-se em troncos ocos. Tem movimentos lentos, mas está bem adaptado para a vida nas árvores, usando a cauda para prender-se aos galhos e mover-se entre as árvores. Vivem em média 10 anos.