acaraje
Faculdade: Fanor
Curso: Gastronomia - N
Tema: Pesquise um alimento ou prato típico dos povos: Portugueses, Africanos ou Indígenas que até os dias atuais fazem parte da realidade brasileira. TRABALHO INDIVIDUAL APRESENTAÇÃO ORAL e entrega de texto de no mínimo 20 linhas.
O acarajé é uma especialidade gastronômica da culinária afro-brasileira feita de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite de dendê. O acarajé pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá e caruru (todos estes, também pratos típicos da culinária da África e cozinha da Bahia).
A iguaria começou a ser difundida em ritos do candomblé, nos quais ela é oferecida para a orixá Iansã. Com o tempo, o bolinho de feijão recheado com vatapá, camarão, extrapolou os terreiros que abrigavam os cultos, tornado-se comum em toda a Bahia.
Vestidas com roupas brancas e grandes saias, as vendedoras da iguaria se tornaram uma das principais marcas da cultura do estado, trabalhando em carrinhos nas ruas de Salvador. Em 2005, o Instituto do Patrimônio Histórico (IPHAN) eternizou as baianas, caracterizando a figura como bem cultural de natureza imaterial. Antes de terminar de servir o acarajé, as baianas perguntam ao cliente: “quente ou frio?”. A questão se refere à quantidade de pimenta, não à temperatura da comida.
Receita:
Tempo: 1h30 (+1dia de descanso)
Rendimento: 24 Porções
Dificuldade: Médio
Molho:
2 colheres (sopa) de azeite-de-dendê
2 dentes de alho amassados
500g de camarão seco picado
1 cebola grande picada
2 tomate sem pele e sem sementes picado
Sal, cheiro-verde, coentro e pimenta malagueta amassada a gosto
Modo de preparo:
Deixe o feijão de molho com um dia de antecedência para que inche bem. Tire a pele e bata o feijão no liquidificador junto com a cebola e o sal. Bata até formar bolhas. Faça pequenas bolinhas com a massa e leve para fritar no azeite-de-dendê. Para fazer o molho, doure o alho no