AXÉ DO ACARAJÉ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
GEOGRAFIA HUMANA E CULTURAL DO BRASIL- Prof.ª ANA LUCY
ALUNA: KIZZY MATTOS DE OLIVEIRA – 2009208120
DOCUMENTÁRIO 1: O BARCO DO MESTRE- CARPINTARIA NAVAL NA FOZ DO AMAZONAS (2011)
Assistindo o documentário fica clara sua contribuição no debate e reflexão da Geografia Humana e Cultural quando visto sob a ótica da identidade cultural e da relação do espaço construída por homens ribeirinhos através da fabricação artesanal de embarcações navais. Dizemos cultura à substituição de um modo de vida em pró de outro que inclua o valor dos hábitos, costumes e principalmente o uso do tempo. No documentário temos mestres-artesãos que relatam experiências do passado e do presente através do tradicionalismo e que temem pela perda de seus valores e costumes para uma sociedade consumista que desequilibra a relação homem e natureza.
As técnicas e ferramentas utilizadas pelos carpinteiros revelam os saberes e fazeres construídos historicamente através de gerações, de práticas e experiências particulares ou coletivas adquiridas ao longo de suas vidas. Pessoas essas que não são alfabetizadas encontram em rodas de “conversação” o material necessário para desenvolverem suas potencialidades, ou para iniciá-las.
Percebemos produção do espaço geográfico à medida que as relações de trabalho transcendem seu valor monetário- já que a profissão de carpinteiro naval os rende apenas o necessário para a sobrevivência- transformando a natureza como mediadora da relação. Dela é retirada a principal matéria-prima para a fabricação das embarcações, de forma sustentável, tornando-a produto do homem em total integração, não algo exterior ou a parte dele. Passa-se da obrigação do trabalho para o prazer em dar continuidade a uma prática que já dura anos e que é parte da história e cultura local.
Por fim, evidencia-se no documentário a necessidade de manter o tradicionalismo e a