Oficio das Baianas do Acarajé
A culinária típica da Bahia é a mais famosa do país. Nenhuma outra foi tão versada, musicada e cantada por baianos (e não baianos) ilustre, que, assim, ajudaram a divulgá-la para além das fronteiras brasileiras.
Os pratos e receitas mais famosos são originados da cidade de Salvador e de sua área de influência, como o litoral e parte do Recôncavo. Essa culinária, que tem o azeite de dendê como ingrediente fundamental.
Assim como a maioria das cozinhas regionais, a baiana sofreu influencia dos colonizadores portugueses e dos primeiros brasileiros, os índios. Foi em território baiano, aliás, que houve a primeira troca de experiências culinárias. Os nativos, convidados pelos portugueses, subiram a bordo das naus e provaram o arroz com presunto e vinho trazidos da Europa. Os colonizadores tiveram a oportunidade de experimentar os camarões e peixes que os indígenas pescavam nos rios e no mar. Desse primeiro contato começou a nascer, a culinária brasileira.
Os portugueses trouxeram o bacalhau, o tomate, o pimentão, o azeite de oliva e temperos como alho, cebola, salsinha, outras especiarias, além de alimentos vindos da Ásia, como o arroz. No entanto, a grande contribuição lusitana para a culinária baiana foi ter trazido da costa da África produtos como o dendê, o coco, as pimentas malaguetas e principalmente as cozinheiras, que chegavam como escravas. Esse é um dos motivos porque entre todas as cozinhas típicas do país, a baiana é a que tem mais raízes na áfrica.
Nessa época, as escravas mais bonitas eram escolhidas para trabalhar na cozinhas das casas grandes onde adaptaram os pratos dedicados aos orixás aos ingredientes locais. Dentre diversos alimentos trazidos e preparados, o acarajé foi um dos principais. O acarajé veio através das mulheres africanas vindas nos navios e elas cozinhavam nas casas grandes para seus senhores.
2 . Justificativa
O Grupo está fazendo uma pesquisa sobre o acarajé no estado da Bahia. Abordando desde a chegada