Acadêmicos
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CCE
DEPARTAMENTO DE METÓDO E TÉCNICAS DE ENSINO – DMTE
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PROFESSORA: TERESINHA DE JESUS
ANÁLISE DO FILME
“Como cada estrela no céu toda criança é especial”.
ALUNA: GLÓRIA FONSÊCA
TERESINA, FEVEREIRO, 2013
O filme “Como cada estrela no céu toda criança é especial” trás um roteiro bastante emocionante que nos prende do início ao fim, deixando em nós um ato de reflexão sobre o verdadeiro papel do professor, da família, da escola e dos próprios alunos. Principalmente quando se trata de nós como futuros professores, onde iremos estar em contato direto com os alunos, cada um com suas limitações e com realidades de vida diversas.
O filme traz como ator principal um menino chamado Ishaam que carrega com ele o problema da Dislexia, mas possui um grande talento artístico mostrado no filme através de suas pinturas. Mas, Ishaam passa por vários pesadelos, dentro de casa com um pai bastante rígido, alienado como muitos pelo sistema capitalista que os empurra para querer sempre o melhor, ser o melhor, fazer o melhor para ter o melhor, mostrado através de uma música no início do filme com o ritmo frenético da família pré-moldado, assim o garoto sofre muito, pois não entende o porquê de não conseguir acompanhar como os outros nas leituras correndo o risco de ser reprovado e expulso da escola por repetição de nível escolar.
Nessas condições o garoto é forçado a se distanciar da própria família, por decisão do pai ficando extremamente triste e em maus lençóis, pois a escola que passa a estudar é bem mais rígida que a anterior, sem esquecer sua limitação e da difícil jornada longe da família. É na disciplina de educação artística que o menino encontra a solução de seus problemas, pois com a substituição do professor que chega para faze a diferença na vida de Ishaam.
O professor percebe sua deficiência através da observação e