Acadêmica
CAMPUS SOBRAL
CURSO DE PSICOLOGIA
ANDRINY ALBUQUERQUE CUNHA
IASMYN CARLOS DA SILVA
KAROLYNE BRAGA MOREIRA
ANÁLISE DA OBRA “O ALIENISTA” DE MACHADO DE ASSIS A PARTIR DA CONCEPÇÃO DO QUE É O ALIENISTA HOJE
SOBRAL
2013
Introdução
O presente artigo é, basicamente, uma seleção de textos discutidos em sala pela disciplina de “Fundamentos Metodológicos das Ciências Humanas” e outros complementares em que nós, membros do grupo, indagamos a respeito do cientificismo de acordo com a leitura do livro “O alienista”. Cada parte deste trabalho aqui apresentado (posições à cerca da ciência, suas metodologias e o assunto do livro abordado) serviram como modo de reflexão para respondermos à pergunta-chave da disciplina: “o que é o alienista, hoje?”.
É necessário expormos que as reflexões aqui inferidas são independentes e de cada membro da equipe, que destacam o posicionamento e a opinião destes para uma visão mais completa à respeito da ciência, das epistemologias da ciência, dos epistemólogos passados e da compreensão da ciência hoje com analogia à abordagem trazida com a literatura Machadiana do livro “O alienista”. Haja que, é preciso, necessariamente, que as obras referidas no final sejam analisadas pelos leitores para uma melhor compreensão.
O objetivo deste trabalho é o de mostrar de forma bem explícita a perspectiva de cada integrante que pôs-se a contribuir com posicionamentos para fazer esse artigo. A metodologia utilizada para a construção dele foi os textos selecionados em aulas. Que tratam, em comum, da ciência, de seus significados, questionamentos e contraposições. Mostram, também, a posição de autores e epistemólogos a respeito do cientificismo.
A percepção e reflexão de Andriny Albuquerque Cunha à cerca da seguinte pergunta: “O que é o Alienista, hoje?”.
Quando lemos o livro “o alienista”, percebemos ao longo de todo romance a preferência de Simão