Academicos
Keila.hadassa@gmail.com
Curso Engenharia elétrica
HOMEM E SOCIEDADE
Brasília, DF 2013
01. - Diferencie cultura erudita de popular.
Popular dita como dinâmica não existe uma identidade personificada, sim um grupo que produz essa cultura e o mesmo e o que consome. as característica são linguagem coloquial,expressa valores cotidianos,exemplo musica majestade o sabia.
Erudita é a cultura intelectualizada, procura refletir a cerca do ser e do eu.a linguagem erudita, estimula o senso critico exige conhecimento,esta ligada o belo ao perfeito.exemplo de cultura erudita brasileira Chico Buarque .
02. - O que significa a expressão "fim da história"?
E uma teoria iniciada no século XIX por Georg Wilhelm Friedrich Hegel e posteriormente retomada, no último quarto do século XX, no contexto da crise da historiografia e das Ciências Sociais no geral.
Essa teoria sustenta como o nome sugere, o fim dos processos históricos caracterizados como processos de mudança. Para Hegel isso iria acontecer no momento em que a humanidade atingisse o equilíbrio, representado, de acordo com ele, pela ascensão do liberalismo e da igualdade jurídica, mas com prazo indeterminado para ocorrer.
Retomada ao final do século XX, essa teoria já adquire caráter de situação ocorrida pois, de acordo com os seus pensadores, a História terminou no episódio da Queda do Muro de Berlim. Naquele momento, os antagonismos teriam terminado pelo fato de, a partir de então, haver apenas uma única potência - os Estados Unidos da América - e, consequentemente, uma total estabilidade.
03. - Como Levi-Bruhl, no livro "A mentalidade primitiva", dividiu a humanidade?
O branco, que se chamou de civilizado, insistiu em padronizar a sua "superioridade". Mas nem sempre foi feliz. Lévy-Bruhl, um dos mais autorizados sociólogos da França